Começando uma dieta

Para quem não me conhece, meu nome é Ciça Ribeiro.

Adoro tudo que tem a ver com comida.  Para mim, o simples fato de ir ao mercado já é um bom programa.   Amo criar cardápios e quitutes com ingredientes da estação.  Comer então, nem se fala. Trabalho em alimentação há mais de 20 anos.  Hoje  acredito que  posso ajudar as pessoas a terem uma alimentação saudável  e  apesar de não ser nutricionista ou médica, me sinto capaz de colaborar, criando pratos saudáveis e nutritivos.

Tantas são as dietas que existem por ai e eu adoro o assunto, adoro comer, adoro cozinhar e adoro saúde.  Contudo, sempre acreditei que com uma boa alimentação poderíamos evitar muitos males.  Porém,  há pouco me rendi na batalha contra o colesterol.  Já estava há 5 anos evitando alimentos gordurosos, ouvindo uma nutricionista aqui, um médico natureba lá, lendo uma infinidade de artigos e experimentando as mais diversas dietas. Enfim, não rolou, não consegui baixar o meu colesterol para níveis aceitáveis somente com dieta.

Fiquei arrasada, comecei a tomar remédio alopata, e ai, irracionalmente,  passei um mês “descontando”.  Comi manteiga, creme de leite, queijos amarelos, muita carne vermelha  e doces. Resultado: engordei  mais de 5 quilos.  Mas, uma boa coisa aconteceu, meu colesterol abaixou com o uso do remédio.

Infeliz com a balança, voltei a me alimentar bem e resolvi fazer uma dieta seguindo alguns dos parâmetros  dos “Vigilantes do Peso”.  E, não é só para emagrecer, é também para ser saudável, ou seja, não é por que meu colesterol não abaixou que eu vou detonar com minha pressão, meu açúcar e outros fatores que podem modificar minha qualidade de vida.

Com isso, resolvi criar pratos que continuem me dando prazer de comer  mas que também,  me ajudem a emagrecer, pontuando pouco com alimentos que me saciem a fome.

E assim, começo agora  a postar algumas dessas receitinhas aqui em nosso blog.

Ficarei muito contente se você experimentar e der seu palpite, ok?

Para tirarmos tudo de bom de uma refeição, devemos ter calma neste momento, apreciar cada garfada, mastigar bem, sentindo os sabores dos alimentos que estamos ingerindo.

E, pensando em sabor, uma coisa que não pode faltar na minha cozinha, é caldo de legumes, de carne, frango  ou de pescados.   Eles ajudam a dar sabor no preparo de diversos pratos como sopas, molhos, ensopados, risotos entre outros.  Porém, não recomendo os industrializados, possuem alto teor de sódio, realçadores de sabor entre outros componentes que para mim não valem a pena ( além de me dar enxaqueca ).  Experimente faze-los, você pode preparar uma porção grande, deixá-lo bem concentrado e depois congelá-lo em forminhas de gelo. Quando congelados, tire da forminha e coloque-os em um saco plástico. Quando precisar, tire quantos cubinhos quiser do freezer e pronto.

Receitas da ¨A Nossa Cozinha”, por  Ciça Ribeiro

CALDO DE LEGUMES

Ingredientes

  • Cenoura 250g descascada e em pedaços médios
  • Salsão ou alho poró 250g ( prefiro o alho poró ) em rodelas médias
  • Cebola 500 g descascadas e cortada em quatro
  • 2 folhas de louro
  • 6 grãos de pimenta do reino
  • 1 maço de salsinha
  • 2 litros de água

 Preparo

Junte todos os ingredientes.

Cozinhe em fogo baixo na panela tampada por 1 hora aproximadamente.

Espere esfriar e coe.

Guarde na geladeira ( até 4 dias ) ou no freezer (até 6 meses )

DSC01826

 

REFEIÇÃO MUITO LEVE E COLORIDA

Aproveitando o friozinho de fim de inverno posto aqui a receita da nossa sopa campeã de elogios, “sopa de cenoura com gengibre” e de quebra uma saladinha composta por folhas verdes, couve flor crua, tomatinho cereja, sementes de abóbora sem casca e gergelim.

Para adicionar uma proteína, hoje colocamos alguns bastõezinhos de kani mas, fique a vontade, esta saladinha vai bem com salmão defumado ou com um filézinho  de frango ou de peixe  grelhado.  Temperamos com azeite e vinagre balsâmico, não adicionamos sal e não fez falta.  Sobremesa frutas.

foto 1

foto 3

Receita da ¨A Nossa Cozinha”, por  Ciça Ribeiro

SOPA DE CENOURA COM GENGIBRE

Ingredientes:

  • 1 dente de alho
  • 1 cebola média
  • 2 kg de cenoura
  • 2 lt de caldo de legumes
  • 2 dedos de gengibre
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 100g de batata Asterix
  • Sal à gosto

Modo de Preparar:

Refogue o alho e a cebola no óleo; acrescente a cenoura descascada e em pedaços e dê uma mexidinha, acrescente o caldo de legumes,   gengibre em pedaços e  levante a fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de meia hora a 40 minutos.

Tire do fogo, retire o gengibre e no liquidificador, bata a cenoura, adicionando o caldo a gosto, até chegar na consistência desejada.

Acrescente o sal a gosto.

 

Bom apetite!

Deixe uma Resposta

